quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

A lampreia chegou ao Hotel D. Luís

Hoje vamos falar-lhe da lampreia, um dos pratos tradicionais portugueses e agora presente no menu do Restaurante Panorama no Hotel D. Luís.
Foto Expresso- Boa cama boa mesa
Segundo a Wikipédia a “lampreia é o nome comum dado a diversas espécies de peixes ciclóstomos de água doce ou anádromos, com forma de enguias, mas sem maxilas, pertencentes à família Petromyzontidae da ordem dos Petromyzontiformes. Nestes peixes, a boca está transformada numa ventosa circular, com o diâmetro do corpo, reforçada por um anel de cartilagem e armada com uma língua-raspadora igualmente cartilaginosa.”

Esta é a definição técnica, mas os apreciadores sabem que a lampreia é muito mais que isto e entre Fevereiro e Abril, a época da lampreia, chega a haver filas nos restaurantes para apreciar a dita iguaria. Mas nem tudo são rosas existe também quem nem queria ouvir falar nela, é o tipo de prato que ou se adora ou se odeia.

Existem seis espécies de lampreias em Portugal, as ultimas três foram descobertas só em 2012, e chegam a viver até aos 18 anos, tem o corpo idêntico ao de uma serpente, talvez por isso alguns a rejeitem determinantemente e a cabeça mal se distingue do corpo.

A melhor vista de Coimbra

As formas mais comuns de ser servida são à bordalesa, uma receita de origem francesa (Bordéus) e consiste num guisado com o sangue do animal, acompanhado de arroz branco.

No Hotel D. Luís nós escolhemos a segunda opção, ou seja servimos arroz de lampreia, faz-se num refogado com a marinada da lampreia e o arroz coze nessa marinada, à qual se acrescenta o sangue.


Há festivais e rotas de lampreia pelo país e até a CP ajuda pois tem a funcionar de Fevereiro a Abril, propositadamente para esta época ligações de Santa Apolónia em Lisboa, até Rodão, em Castelo Branco.

Mas não precisa de procurar muito, garantimos que no Hotel D. Luís provará a melhor lampreia, basta fazer a sua encomenda ora por telefone, 239 802 120,  por email, geral@hoteldluis.pt ou através do nosso site.

Bom apetite.

Sem comentários:

Enviar um comentário