quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

O que visitar em Coimbra - Sé Velha

Esta semana vamos falar-lhe de um dos edifícios mais importantes de estilo românico em Portugal, a Sé Velha de Coimbra localizada na freguesia da Sé Velha.

A sua construção começou algum tempo depois da Batalha de Ourique no século XII, quando D. Afonso Henriques se declarou rei de Portugal e escolheu Coimbra como capital do reino e sob a orientação do Mestre Roberto que dirigia na mesma época a obra da Sé de Lisboa.

No sítio agora ocupado pela Sé Velha, existiu no ano mil uma outra igreja mais modesta que serviu de mesquita ou de igreja cristã e era referenciada já como Velha.

A Sé Velha é uma Catedral Histórica viva e cheia de informações históricas de Portugal, com uma preciosa arquitectura e obras-primas de arte e de símbolos religiosos.

Construída em calcário amarelo, está implantada a meia encosta e é constituída por três naves, transepto saliente e cabeceira tripartida. O claustro, de um piso, disposto lateralmente a sul da igreja, foi construído no início do século XIII.

Vista do exterior, a Sé Velha lembra um pequeno castelo, com muros altos coroados de ameias e com poucas e estreitas janelas, já o interior é composto por três naves e cinco tramos, com o transepto pouco desenvolvido, sendo a cabeceira formada por uma abside e dois absidíolos. A cobertura é feita por abóbada de canhão na nave central e transepto, e por abóbada de aresta nas naves laterais.

Venhas visitar-nos e descobrir Coimbra e a sua riqueza histórica.

Sem comentários:

Enviar um comentário