quarta-feira, 9 de agosto de 2017

O que visitar em Coimbra - Biblioteca Joanina

Um dos símbolos da cidade de Coimbra foi construída ente 1717 e 1728, na altura designada a Casa da Livraria, adoptou a designação de Biblioteca Joanina em homenagem ao seu patrono D. João V, sendo reconhecida com uma das mais originais e espectaculares bibliotecas barrocas europeias.

Obra-prima do Barroco situada no Palácio das Escolas da Universidade de Coimbra, no pátio da
Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, recebeu os seus primeiros livros depois de 1750, foi construída de modo a exaltar o monarca e a riqueza do império, nomeadamente da provinda do Brasil, esta biblioteca é, para além de uma esplendorosa combinação de materiais exóticos, um verdadeiro cofre-forte de livros.

Dotada de exemplares das mais raras colecções bibliográficas, a Biblioteca Joanina apresenta um acervo de colecções dos sécs. XVI, XVII e XVIII que representam o que de melhor se produzia na Europa culta do seu tempo.

Em 2013 o jornal britânico The Telegraph, considerou a Biblioteca Joanina como "a mais espectacular do mundo", e devido à forte necessidade de preservação, em 2014 a Biblioteca entrou para a lista bienal do World Monuments Watch.

Sem comentários:

Enviar um comentário